quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

CITYSUMERS | Conheça um pouco mais sobre você

Nós marcamos a URBANOMICS como uma das 11 Tendências Essenciais de Consumo, mas levando em conta que a urbanização é uma das “megamacro” absolutas para a próxima década, apresentamos aqui um Briefing de Tendências focado que trata apenas de uma das implicações da urbanização em velocidade acelerada: o surgimento do CITYSUMER. Uma definição:
CITYSUMERS | São as centenas de milhares de urbanitas* (e eles não param de crescer), experientes e sofisticados, de San Francisco a Xangai, passando por São Paulo, que estão cada vez mais exigentes e têm a mente cada vez mais aberta - mas eles estão também mais orgulhosos, mais conectados,mais espontâneos e mais dispostos a experimentar. E, eles adotam sem demora uma ampla gama de novos bens, serviços, experiências, campanhas e conversas urbanas.
* Para que fique absolutamente claro, neste briefing nós nos concentramos em consumidores urbanos que têm um certo nível de renda disponível. Vamos ter um briefing completo para examinar o consumo da BOTTOM OF THE URBAN PYRAMID (BASE DA PIRÂMIDE URBANA) em mercados emergentes, que tem seus desafios próprios (além de oportunidades com frequência não são notadas) para empresas. Da mesma maneira, não estamos nos referindo aqui apenas a um tipo um tanto mítico (e com certeza badalado demais) de elite transnacional – afinal, quantos “nômades globais” existem? ;-)
Aqui estão apenas três forças motoras por trás da tendência dos CITYSUMERS:
  1. O aumento enorme no número de pessoas que moram em cidades no mundo todo (EXPLOSÃO URBANA).
  2. A riqueza e o poder que não param de crescer, das cidades e das pessoas que vivem nelas (FORÇA URBANA).
  3. A disseminação da cultura e dos valores urbanos (URBANIDADE).
Para servir a estes CITYSUMERS, obviamente é necessário que as marcas criem produtos e campanhas para um público urbano esperto: desde qualquer coisa que sirva a razões práticas (oferecer formas, tamanhos e características apropriadas em relação a bens e serviços urbanos) até mostrar que a marca “entende” seus usuários (tratar de estilos de vida ocupados e diversos), passando pela contribuição com a busca da sustentabilidade social e ambiental.
Mas, em primeiro lugar, vamos dar mais detalhes sobre a arena do consumo urbano crescente:

EXPLOSÃO URBANA

Mais cidades grandes do que nunca


  • Se não fosse pela China (43%), a África (33%) e a Índia (29%), o mundo estaria mais urbanizado do que os 50,5% da atualidade. (Fonte: CIA The World Factbook, 2010.) E a China, a África e a Índia estão prontas para imensa urbanização nas próximas décadas.
  • Cerca de 180.000 pessoas se mudam para cidades a cada dia, fazendo com que a população urbana cresça em torno de 60 milhões de habitantes a cada ano. (Fonte: Intuit, outubro de 2010.)
  • Até 2050, estima-se que a população urbana global atinja 6,3 bilhões de pessoas, ou 70% da população na época. (Fonte: ONU, 2009.)
  • Até 2030, a China vai ter população urbana de 1 bilhão de pessoas, e a Índia, de 590 milhões. Atualmente, a população urbana da Europa é de 533 milhões de pessoas. (Fonte: previsão da McKinsey e dados da ONU, 2009-10.)
  • Até 2030, a China vai ter 221 cidades com mais de 1 milhão de habitantes, e a Índia vai ter 68. Em 2010, a Europa tem 35. Durante este período, 400 milhões de chineses e 215 milhões de indianos vão se mudar para áreas urbanas, mais do que a população dos EUA e do Brasil juntas. (Fonte: Foreign Policy, agosto de 2010.)
  • Mais uma preciosidade: em janeiro de 2011, planejadores urbanos chineses propuseram a fusão das nove cidades ao redor do delta do rio Pérola em uma única área metropolitana, com cerca de 42 milhões de pessoas: mais do que a Argentina, e cobrindo uma área 26 vezes maior do que a Grande Londres. (Fonte: Reuters, janeiro de 2011.)
Qual é a grande diferença entre o mundo urbano de amanhã e o de hoje? Haverá mais cidades, sendo que algumas delas serão mais novas e maiores do que nunca. Então, ao passo que potências globais “tradicionais” como Nova York, Londres e Paris já dividem o palco com Beijing, Mumbai e Istambul, cada vez mais, cidades como Belém, Chongqing e Guadalajara estão prontas para deixar sua marca.

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