Aliás, a avalanche de ofertas atualmente disponíveis aos consumidores não é apenas um sintoma de curto prazo da crise financeira; DEALER-CHIC chegou para ficar:
DEALER-CHIC | Os consumidores sempre adoraram conseguir boas ofertas ou recompensas exclusivas, mas em vez de precisar esconder as próprias barganhas, garantir a melhor oferta hoje é algo aceito, para não dizer almejado, pelos compradores. A caça por ofertas vai continuar fazendo parte integral da vida dos consumidores, já que hoje isto não está ligado apenas à economia de dinheiro: traz consigo emoção, sensação de empenho e de controle, e noção de esperteza, de modo que também se torna uma fonte de status.
Mas, não estamos dizendo que todos os tipos de consumo serão dominados por bens e serviços com desconto. No entanto, para consumidores preocupados com os status (leia-se: todos eles ;-), aproveitar ao máximo descontos e ofertas já não é mais considerado algo que dá trabalho ou que é motivo para acanhamento, mas simplesmente uma coisa inteligente.Aliás, DEALER-CHIC é mais um exemplo das mudanças de longo prazo que estão se dando na arena com consumo, em que consumidores precavidos têm mais escolhas, maiores expectativas e mais controle, ao mesmo tempo em que consumidores maduros têm relação cada vez menos de reverência no que diz respeito às marcas.Então, apresentamos aqui apenas três das razões por que DEALER-CHIC tem tudo para crescer cada vez mais nos próximos anos:
- MAIS POR MENOS: Ao mesmo tempo em que muita gente nas economias desenvolvidas talvez tenha menos dinheiro para gastar neste momento, os consumidores de todos os lugares sempre vão querer experimentar mais.
- O MEIO É A MOTIVAÇÃO: Os consumidores hoje recebem alertas sobre ofertas e promoções, que usam, reaproveitam e compartilham por meio de novas (e portanto infinitamente mais emocionantes e atraentes) tecnologias.
- O MELHOR DO MELHOR: Com acesso instantâneo, móvel ou online, a ofertas e também a avaliações sobre elas, os consumidores hoje podem ficar confiantes de que conseguirão o melhor preço pelo melhor produto ou serviço.
1. MAIS POR MENOS
As pessoas querem experimentar mais coisas, mesmo quando têm menos para gastar.

Fonte: Groupon
Não há como ignorar o fato de que muitos consumidores em mercados maduros como Europa, Japão e América do Norte estão no mínimo com medo de seu futuro financeiro, e isso significa que qualquer tipo de oferta ou desconto é recebido de braços abertos.*Mas até os consumidores que não precisam contar os centavos e economizar (incluindo a classe média de mercados emergentes) continuam com a busca entusiasmada por ofertas em quase toda compra que fazem, desde as necessidades do dia a dia até os mimos eventuais.
Por quê? Porque, para os consumidores que se animam em juntar a maior quantidade e em ter o maior número de experiências possível, cada centavo, iene ou penny economizado significa mais para gastar em novos produtos, serviços e, em última instância, experiências.Como o nosso Trend Briefing recente sobre RECOMMERCE (RE-COMÉRCIO) mostrou, os consumidores adotam qualquer coisa que proporcione novas experiências a custo mais baixo (como por exemplo a troca de bens usados por descontos), e DEALER-CHIC é mais uma parte deste fenômeno.
Alguns indicadores de MAIS POR MENOS:
- Quando consumidores de todo o mundo foram questionados a respeito de oito estratégias para economizar dinheiro, as duas principais respostas foram comprar itens em liquidação (59%) ou usar cupons (48%). Os cupons foram mais citados na China (67%), nos EUA (66%) e em Hong Kong (65%). Ao mesmo tempo, apenas um pouco mais de um terço dos consumidores europeus (37%) e norte-americanos (36%) relatam fazer compras em estabelecimentos comerciais que oferecem preços mais baixos para economizar (Fonte: Nielsen, outubro de 2011).
- 62% dos consumidores dos EUA raramente pagam o preço cheio por roupas e 58% dos consumidores do Reino Unido “não gostam de pagar o preço cheio por nada” (Fonte: Mintel, setembro de 2011).
- 81% dos consumidores dos EUA acham divertido ver quanto dinheiro conseguem economizar com o uso de cupons ou do cartão de fidelidade das lojas (Fonte: Deloitte 2010 American Pantry Survey, julho de 2010).
- Mais de 40% dos “entusiastas” dos cupons tinha renda familiar de mais de US$ 70 mil por ano (Fonte: Nielsen, abril de 2010).
- Na Índia, 10,4% da população online acessou um site de ofertas em junho de 2011, sendo que o líder de mercado Snapdeal.com triplicou sua audiência em relação ao ano anterior (Fonte: comScore, julho de 2011).
- Lazer, cinema e comer fora correspondiam a mais de 50% do mercado de ofertas diárias da China em agosto de 2011 (Fonte: Dataotuan, setembro de 2011).
- Em setembro de 2011, as dez ofertas diárias que mais renderam nos EUA incluíam uma estadia de sete noites em um resort por US$ 399, uma refeição com hambúrguer por US$ 6, uma entrada de cinema com refrigerante por US$ 5 e uma entrada para um espetáculo do Cirque de Soleil por US$ 70 (Fonte: Yipit, setembro de 2011).
2. O MEIO É A MOTIVAÇÃO
Ofertas são hoje fonte de inovação online e tecnológica, portanto, são espertas, bacanas e divertidas para consumidores antenados.

Vamos analisar as ofertas “clássicas” por um momento, principalmente os cupons de papel: eles eram insignificantes, genéricos, exigiam planejamento antecipado e precisavam ser processados publicamente no caixa, sendo que nada disso os fazia atraentes para os consumidores. Não ajudava nada o fato de que a maior parte da economia se concentrava em obter dez centavos de desconto em uma lata de atum, contra os vários descontos carregados de diversão oferecidos pelo “Mundo dos Cupons 2.0”.
Hoje os descontos e as ofertas são cada vez mais inovadores e atraentes em relação a onde, quando e como são obtidos e resgatados. Podem ser acessados online ou por meio de smartphones, no momento certo. As ofertas podem ser altamente personalizadas ou compartilhadas com amigos. Podem ser exclusivas, convenientes ou divertidas. Até mesmo sua obtenção e resgate (com o uso de um smartphone, para todo mundo ver), pode ser uma fonte de realização ou status.
Tudo isso impulsiona o DEALER-CHIC: as ofertas hoje são relevantes, vêm no momento certo e são interessantes; usá-las é uma atitude esperta, sofisticada e perfeita para consumidores sedentos de experiências.Alguns indicadores:
- Os cupons online respondem apenas por 1% de todos os cupons distribuídos, mas representam 10% dos cupons resgatados (Fonte: Catalina, abril de 2011).
- 79% das pessoas que têm um smartphone usam o telefone em atividades relacionadas a compras, e entre estas, quase a metade (48%) usa o telefone para procurar ou utilizar descontos e cupons (Fonte: Google & IPSOS, abril de 2011).
- 53% dos chineses e 47% dos coreanos que possuem um smartphone já usaram cupons para comprar produtos em lojas físicas. Os números de comparação em outros países são: 22% nos EUA, 14% no Reino Unido e na Turquia, 13% na Espanha, 11% na Alemanha, 10% na França e 7% na Holanda (Fonte: Google & IPSOS, julho de 2011).
- 67% dos usuários de celular concordam que cupons baseados na localização em um aparelho móvel são “convenientes e úteis”, ao passo que 42% dizem já ter usado algum tipo de cupom (Fonte: Prosper Mobile Insights, outubro de 2011).
3. O MELHOR DO MELHOR
Por que os consumidores podem confiar cada vez mais no fato de conseguirem o melhor preço e o melhor produto.

DEALER-CHIC não significa uma corrida sem fim para baixo, onde as promoções ditam onde e quando os consumidores compram. Não pelo fato de os consumidores deixarem de procurar ofertas e descontos (porque vão continuar procurando), mas porque empresas que oferecem baixa qualidade já não vão mais conseguir simplesmente recorrer a promoções para atrair consumidores, já que os consumidores são capazes de checar avaliações e notas* instantaneamente, antes de efetuarem a compra. E um produto ou serviço ruim é um mau negócio, a qualquer preço ;-)
Apenas um exemplo:
Lançado em novembro de 2010, o SNIQUEaway é um website que só pode ser acessado por meio de convite e que oferece ofertas em viagens, operado pela Smarter Travel Media (proprietária do TripAdvisor), dos EUA. Todas as ofertas, que são por tempo limitado, apresentam hospedagem de quatro estrelas ou mais que tenham recebido as notas mais altas nas avaliações do TripAdvisor, garantindo que cada oferta tenha sido pré-avaliada.
* Nosso Trend Briefing recente sobre RETAIL RENAISSANCE (RENASCIMENTO DO VAREJO) ressaltava como, para um número crescente de consumidores, o mundo online se mistura com o mundo real a ponto de OFF=ON. E com a onipresença de todas as coisas online, vêm as expectativas online: transparência de preço instantânea, avaliações, comparações e transações diretas 24 horas por dia, sete dias por semana.
INCOMPARABLE
“INCOMPARÁVEL”
A contra-tendência de DEALER-CHIC: coisas desejáveis que não precisam de desconto porque não existe alternativa a elas.
Para cada tendência existe uma contra-tendência, já que nenhuma tendência se aplica de maneira uniforme a todos os consumidores ou a todas as marcas. Sim, mais marcas do que nunca vão fazer testes com maneiras criativas de oferecer ofertas e descontos (e algumas delas nem vão parecer ofertas) e, sim, os consumidores vão poder aproveitar promoções em quase todas as categorias de produtos.Mas também vamos ver o aumento da categoria INCOMPARABLE: produtos e serviços que têm qualidade tão alta, são tão únicos, tão autênticos, tão personalizados ou tão imediatos que os consumidores não vão poder (ou nem querer) procurar avaliações, comparações de preço, descontos ou ofertas. Isso é algo para se manter em mente se você achar que fazer parte da tendência DEALER-CHIC não é para você.
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