quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

E com vocês... a nova classe C!

2º Fórum de Marketing Empresarial reúne grandes nomes da comunicação para discutir o perfil do novo consumidor

 2º Fórum de Marketing Empresarial reúne, entre os dias 12 e 14 de agosto, no Guarujá (SP), os maiores nomes da indústria brasileira da comunicação para discutir o fortalecimento da classe C e as estratégias de como seduzi-la

Marcelo Lopes


Um estudo feito pela Fundação Getulio Vargas mostrou que aproximadamente 49 milhões de brasileiros passaram para as classes A, B e C no país entre março de 2003 e maio deste ano. Esses números representam um crescimento de 47,94%. Quando se fala apenas em classe C, os números são ainda mais animadores: 39 milhões de novos integrantes no mesmo período, com 32,5 milhões de pessoas deixando as classes D e E. O estudo mostra ainda que o crescimento da renda per capita do brasileiro foi de 1,8% acima da expansão do PIB (Produto Interno Bruto), considerado o melhor índice entre os emergentes.
Esse é o cenário que vai dominar o 2º Fórum de Marketing Empresarial, que acontece entre os dias 12 e 14 deste mês, no Sofitel Guarujá Jequitimar, no litoral paulista. Organizado pelo Lide (Grupo de Líderes Empresariais), em parceria com a Editora Referência, o evento terá como tema central “O mercado brasileiro de consumo e a evolução do marketing na nova década”.
Durante três dias, 180 dirigentes – das mais importantes empresas do Brasil – irão debater questões como o fortalecimento da classe C e a sua consolidação como grande força de consumo, além do cenário em que o Brasil está inserido como foco mundial desta década, principalmente em função da realização de grandes eventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. O fórum também pretende abordar a evolução do setor, a partir da utilização de novas tecnologias digitais, como canal de vendas e relacionamentos com os consumidores.
Entre os palestrantes está o publicitário André Torreta, sócio-diretor da Ponte Estratégia, que irá abordar “Os novos valores e desejos da nova classe média brasileira”, em um painel marcado para o dia 13 de agosto.
De acordo com Torreta, a grande ascensão das pessoas à classe C mostrou, apenas, informações numéricas. “Nunca se falou sobre o perfil dessas pessoas. Até hoje, só ouvimos falar de números, porcentagens. Falta saber quem são essas pessoas”, afirma. E é exatamente isso que o publicitário irá fazer na segunda edição do Fórum de Marketing Empresarial. Para André Torreta, as empresas precisam entender o que ele chama de ‘momento de vida’ dos brasileiros que ascenderam à nova classe social. “Antes, essa pessoa não assinava TV a cabo. Hoje, ela já consegue ter o serviço em casa. Por outro lado, muitas delas têm dificuldade em ler as legendas de um filme com a velocidade que se exige. Logo, vai aumentar o pedido por filmes dublados”, explica o especialista em classe C.
A adaptação, entretanto, não para por aí. Torreta garante que as empresas precisam repensar a forma de usar termos e palavras em português para facilitar o entendimento desse público. “Quando você chega a um aeroporto, a primeira palavra que se vê é ‘check in’. Muitas pessoas que começam a viajar de avião não entendem o significado dessa palavra”, exemplifica o publicitário. “O sonho dessa pessoa é ser tratada com dignidade, por exemplo, em uma loja ou em um restaurante. Além disso, o novo integrante da classe C é bem mais exigente em relação a qualidade dos produtos e serviços.” 
O presidente do Grupo Doria e fundador do Lide, João Doria Júnior, também acredita que os integrantes da classe C estão muito mais exigentes. “Eles são assim pelo fato de ganharem dinheiro de forma gradual, pouco a pouco. E, por isso, zelam por esse dinheiro.” Segundo ele, para atingir esse público, toda estratégia de marketing deve ser baseada na verdade. “Baseando-se nisso, as empresas precisam pensar em mensagens corretas, em preços corretos e em uma comunicação clara. O segredo para conquistar esse público é sempre falar a verdade sobre o produto.”
Ainda de acordo com Doria, a sustentabilidade também entra como um ponto decisivo na escolha de um produto ou serviço por parte da nova classe de consumidores. “As pessoas estão mais dispostas a consumir coisas práticas e funcionais e que tenham um posicionamento social. Em função disso, os brasileiros darão cada vez mais atenção aos produtos sustentáveis.”





Um dos executivos que melhor acompanha essas mudanças no perfil da sociedade brasileira é Roberto Justus, fundador do Grupo Newcomm, que desde 1999 atende a maior rede varejista do Brasil, a Casas Bahia. No evento, ele irá apresentar as estratégias utilizadas por suas agências, como a Y&R, para atender ao novo consumidor da classe C.
O publicitário diz que as marcas devem apostar em estratégias inovadoras para entender e dialogar com esse novo consumidor. De acordo com ele, a Casas Bahia é um grande exemplo. “A Casas Bahia foi pioneira e continua sendo um benchmark para o mercado no entendimento das necessidades e desejos dos consumidores de baixa renda. A TAM, Bradesco, Cielo, cartão Elo, Vivo e a Telefônica também estão entre os anunciantes que já estão tendo retorno, em dimensões diferentes, dos esforços que vêm sendo empreendidos com foco na nova classe C”.
Quem também irá marcar presença no2º Fórum de Marketing Empresarial é Julio Vasconcellos,fundador do Peixe Urbano, um dos mais importantes sites de compras coletivas do Brasil. Em seu painel, ele abordará o comportamento dos milhões de consumidores que aproveitam os descontos para comprar pela internet, por meio das famosas “compras coletivas”. “Esse modelo de compras vai continuar crescendo em todo o mundo, principalmente no Brasil, pelo fato de estar muito bem alinhado com as tendências e mudanças nos hábitos dos consumidores e das empresas”, comenta o empreendedor. “A crescente penetração da internet, a confiança dos consumidores em fazer compras online, o crescimento do poder aquisitivo da classe média, o uso cada vez maior das redes sociais e a proliferação do número de canais de comunicação aumentam ainda mais a atratividade de modelos inovadores e interativos de marketing, como é o caso das compras coletivas.”
Para Vasconcellos, o sistema tem contribuído para a construção de estratégias de marketing mais criativas e divertidas. “Para as empresas, o modelo de compras coletivas é uma forma eficiente e acessível de se destacar diante de tantos meios de comunicação. O investimento é direcionado apenas para os clientes que compram a oferta e que de fato vão até as marcas experimentar seus produtos e serviços”, revela.
De acordo com o fundador do Peixe Urbano, com toda a mudança socioeconômica ocorrida no Brasil, agora, quem dita as regras é o consumidor. “O marketing precisa evoluir e se adaptar constantemente às necessidades, preferências e exigências desse novo consumidor, independentemente de sua classe social. No modelo das compras coletivas, o cliente tem total controle. Se uma oferta não é atrativa e não alcança o número mínimo de compradores, ela não é ativada.”
Da internet para as prateleiras da maior rede supermercadista do país, Hugo Bethlem, vice-presidente executivo do Grupo Pão de Açúcar, vai apresentar no fórum o painel “O varejo preparado para atender às novas classes de consumo”. “Com a nova classe média brasileira, as mulheres também começaram a trabalhar. Logo, aumentou a procura por alimentos prontos, e nós aumentamos o sortimento desses produtos nas nossas prateleiras.”
Nos supermercados, as frutas também figuram entre os itens preferidos da nova classe média brasileira. Outro ponto que mudou de patamar, segundo Bethlem, foi o atendimento. “Esse novo consumidor exige um atendimento diferenciado.”
E, como milhões de pessoas ingressaram na classe C, muitas outras ascenderam às classes A e B. “Com maior poder aquisitivo, esse público passou a exigir uma grande variedade de alimentos orgânicos e de vinhos”, assegura o executivo do Grupo Pão de Açúcar.
Por fim, com o tema “Passageiros de uma nova era”, o presidente da TAM, Líbano Barroso, vai traçar um panorama de como a ascensão da classe C chegou ao setor de viagens aéreas no Brasil.
Além dos painéis, o 2º Fórum de Marketing Empresarial apresentará a segunda edição do Prêmio Lide de Marketing Empresarial, com destaque para os melhores cases em 12 categorias, além de eleger o dirigente de marketing que mais se destacou no último ano. O Fórum de Marketing Empresarial de 2011 é patrocinado pela Vivo e conta ainda com o apoio do Grupo RBS, do Grupo Bandeirantes e participação especial da Editora Globo, Facility, Heineken e JWT.
Dedicação total à classe C!

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