quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Fenômeno no Futebol e no Marketing

Boa noite galera, após assistir ao jogo e ver a despedida do Ronaldo, tenho que falar desse fenômeno dos gramados e do marketing também.
Sabemos que a vinda do Ronaldo trouxe inúmeros benefícios ao futebol brasileiro, como aumento na arrecadação de patrocínio e uma nova forma de bancar os salários dos nossos melhores jogadores através do uso de sua imagem para a publicidade, porém abaixo segue um vídeo feito pela Nike com o que era o futebol mundial antes e depois de Ronaldo.
Um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos e uma das melhores marcas pessoais, Ronaldo fenômeno desde o início de sua carreira chama atenção pelos dribles e pelas campanhas publicitárias, estrelando inúmeros comerciais e fazendo inúmeras parcerias de sucesso, abaixo segue as mais famosas:

- AmBev em setembro de 1994 – contrato existente até os dias de hoje
- Nike em 1995 – Contrato vitalício assinado quando tinha apenas 18 anos
- Tim e Pirelli em 1997/1998 – Nos tempos de Inter de Milão o fenômeno estrelou campanhas das duas marcas.
- Hypermarcas em 2009 – Com o aumento de patrocínio master na camisa do Corinthians o Ronaldo vira garoto-propaganda da marca, onde figura até hoje, atuando até de palestrante
- @ClaroRonaldo em 2009 – Contrato com a Claro para o uso do twitter, onde o mesmo divide o com a operadora trazendo inúmeros seguidores.


Acredito que para todos os brasileiros ele é um exemplo de garra, de vontade, de superação e também de Marketing pessoal, como o mesmo disse em sua despedida “Obrigado por aceitarem como eu sou”, obrigado fenômeno, além de um belo futebol, trouxe belos cases de Marketing e futuramente continuará contribuindo com o Marketing brasileiro através da 9ine.

marcelo@experiementecom.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário