quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Feitas para você "curtir"

Novas fanpages invadem as plataformas de marketing digital dos anunciantes interessados em atrair uma legião de fãs

 Novas fanpages invadem as plataformas de marketing digital dos anunciantes brasileiros interessados em atrair uma legião de fãs virtuais para suas marcas
 

Marcelo Lopes

Preste atenção no que diz Kumiko Hidaka, gerente global de comunicações do Facebook: “A fanpage é uma ferramenta de marketing que permite às marcas se comunicar e se envolver com seus fãs ao mesmo tempo em que podem coletar feedback deles. Por ser completamente grátis, torna-se útil a todos, desde um negócio pequeno até uma grande empresa. Qualquer um hoje é capaz de tirar proveito das características do produto”. Simples e direta, a mensagem traduz as razões que fazem do Facebook o ponto alto nos meios sociais da atualidade. No mundo empresarial, essas páginas criadas para as pessoas “curtirem” as marcas ocupam lugar de destaque no planejamento de marketing dos anunciantes interessados em conquistar a lealdade dos internautas.
No final de julho, por exemplo, a Danette, marca de sobremesas lácteas da Danone, deu início à promoção Missão Irresistível Danette, exclusiva aos usuários do Facebook. Maior investimento em mídias sociais da Danone em 2011, a iniciativa marcará durante um mês a volta do produto à mídia após oito anos desde a sua última campanha. Explica Cecília Bottai, gerente de marketing da marca: “Depois de analisar o comportamento dos consumidores, Danette concentrou sua presença digital no Facebook.Atualmente, todo o conteúdo da marca encontra-se em uma fanpage na rede social, na qual os usuários podem interagir, checar receitas saborosas e compartilhar suas experiências de consumo do produto.” Para participar da promoção, o internauta deve se tornar um fã da marca no Facebook e aceitar o aplicativo.   
Um ranking divulgado recentemente pela agência F.biz aponta quem são as empresas brasileiras com maior número de fãs nas redes sociais. Nas 10 primeiras colocações estão Facebook, Luciano Huck, Corinthians, Flamengo, Peixe Urbano, L´Óreal Paris Brasil, Folha de S.Paulo, Esporte Interativo, Guaraná Antarctica e Nike Futebol.
Segundo o levantamento, o Brasil conta com mais de 500 empresas interagindo com os consumidores por meio dessa ferramenta. “As marcas têm investido cada vez mais nessa plataforma. A expectativa é que esse número passe de centenas a milhares no próximo ano”, assegura Roberto Grosman, sócio e responsável por canais e engajamento da F.biz. A pesquisa mostra ainda que as empresas do segmento de bens de consumo são as que recebem maior reconhecimento dos brasileiros.
Analisando tanto o cenário internacional quanto o local, Grosman listou três tipos diferentes de páginas virtuais. No primeiro, a marca forte faz com que as pessoas queiram associar sua imagem a ela. Coca-Cola e Apple se enquadram nessa categoria. O segundo tipo, por sua vez, são páginas que oferecem alguma vantagem para o usuário, como concursos culturais, amostras e promoções. Por último, a terceira categoria engloba plataformas focadas em conteúdo, gerando discussão e debate sobre determinados temas. No Brasil, as que mais fazem sucesso são aquelas que usam estratégias para conceder benefícios, como Peixe Urbano e Privalia. O comportamento difere do que ocorre no exterior, onde páginas de conteúdo são mais frequentes, justamente pelo fato de o Facebook já estar consolidado. Isso coloca em evidência algumas marcas, como a Coca-Cola. De acordo com o site Socialbakers, a marca tem a fanpage mais popular do mundo, com mais de 32 milhões de fãs. Disney e Starbucks completam o pódio virtual. Por aqui, Grosman cita Nike e Guaraná Antartica como duas marcas que investem cifras consideráveis na geração de promoção e conteúdo para a internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário