Marcelo@experimentecom.com.br
Você sabia que o termo Flash Mob teve origem no ano de 1800? Sabia que os primeiros Flash Mobs foram motivados por aspirações políticas mesmo antes do surgimento do e-mail? Ou que o termo marketing de guerrilha vem da guerrilha bélica, cuja principal estratégia era a ocultação e mobilidade dos combatentes? Então, posso apostar que você ainda acha que a coreografia do Black Eyed Peas no show da Oprah também era um Flash Mob. Ou não era?
Bom, se você não sabia de nada disso, e este primeiro parágrafo conseguiu confundir sua cabeça, eu tenho algumas sugestões:
1- Leia mais a Wikipédia;
2- Não proponha aos seus clientes ações que você desconhece.
Vamos expor brevemente a diferença entre alhos e bugalhos:
Flash Mob
“Numa flash mob, a mídia social e os e-mails são usados para reunir, num lugar público, um grupo de pessoas que então realiza uma ação breve” . Evgeny Morozov
Happening
“Happening é um evento ou situação que surpreende e envolve as pessoas. Pode acontecer em qualquer lugar e sob qualquer circunstância. O termo apareceu pela primeira vez nos meses de inverno no hemisfério norte de 1959, publicado na revista literária de Rutgers University”. Wikipédia
Marketing de Guerrilha
“Ação cujo objetivo é mostrar sua marca gerando eventos que possam ganhar espaço nos noticiários ou atrair a atenção direta do público alvo sem pagar espaços publicitários nas mídias tradicionais como rádio, televisão, jornais e revistas”. China
Agora deu para entender a diferença? ;)
Qual a importância do uso correto das terminologias? Acredito que seja gerenciar a expectativa do cliente e do público final, já que a maioria destas ações patrocinadas requerem pós produção e, muitas vezes, são disseminadas em formato de vídeo nas Mídias Sociais.
Tem coisa pior do que receber uma indicação de vídeo para assistir e dar de cara com um #fail? Em 2010 vamos trabalhar em Mídias Sociais com a campanha “Diga não à vergonha alheia” (piadinha).
Agora que você já conhece um pouco mais sobre cada termo pode avaliar o recente “flash mob” da Havaianas? Em que terminologia ele se enquadra?
Nenhum comentário:
Postar um comentário